Caros amigos,
O IFRN, na tarde desta quinta-feira, dia 25, promoveu um debate sobre a importância da Floresta dos Manguezais do RN, com a presença dos palestrantes: Dr. Marcio Diogenes, Promotor Publico do RN, a Procuradora do Estado Dra. Marjorie Madruga, a Profª Erineide Silva e Profº Rogério Câmara do SOS Mangue.
O debate teve inicio com Rogério Câmara, falando sobre as atividades do SOS Mangue e suas ações em defesa dos manguezais desde o início do ano de 1998.
A geógrafa profª Erineide, discorreu sobre os últimos acontecimentos do Conema/RN.
O Promotor Público Dr. Márcio Diogens, relatou sobre as visitas, inspeções que o Ministério Publico do RN promove na área do rio Potengi e a execução do processo de retirada dos viveiros de camarão e recuperação do manguezal do rio potengi próximo a ponte de Igapó.
Drª Marjorie Madruga, falou como advogada e cidadã, pela responsabilidade civil ambiental, da importância que as florestas dos manguezais exercem como controle para as mudanças climáticas e no absurdo vergonhoso desta proposta de resolução de conema.
Haroldo Mota da Ong Baobá, ressaltou a importância da participação da juventude de garantir seus direitos, fazendo uma manifestação pacifica na próxima reunião do Conema, que se realizará dia 14 de maio, às 9h, no Idema, sobre esta proposta indecente em classificar a atividade de carcinicultura em agrossivilpastoril (absurdo).
Contou também com a presença do ilustre professor e ambientalista Nivaldo Calixto, além de representante da Ufrn, a biologa Profª Alidia Ribeiro, alunos de geografia, Contrele Ambiental e alunos do primeiro período de diversos cursos do IFRN.
Que agraciaram o evento com calorosos aplausos de apoio.
Caros amigos,
Expomos os registros fotográficos sobre as atividades desenvolvidas pela Ong Baobá, na Escola Estadual José Fernandes Machado, que aconteceram no mês de abril de 2013, sobre a aula de Educação Ambiental na área do estuário dos rios Cunhaú e Curimataú no município de Canguaretama como também algumas das fotos sobre a exposição “Uma Estrela da Minha Terra” que foi sobre a Mata Estrela em Baia Formosa. Esta exposição aconteceu na sala de multimídia da escola, foram expostas vinte fotografias sobre o ecossistema da região, seu povo e sobre a cultura local.
Agradecemos o apoio da Diretora Lilian, da Profª de biologia Ivanete, dos alunos e dos diretores da SOS Mangue que estiveram conosco.
Registramos a presença da Profª Erineide, de Rogério, Cassimiro e Cassiano do SOS Mangue que foram ao evento na escola.
É muito importante aulas de campo como esta, pois os alunos vivenciam na prática as aulas teóricas na escola.
Agradecemos também a parceria com o Barco Ecológico de Cunhaú que deu oportunidade aos alunos vivenciarem a grande diversidade da floresta de manguezal.
Foi realizando no último dia 24, quarta-feira, em Brasília, um Ato Nacional Contra a Proposta de Emenda à Constituição 37/11 (PEC 37), organizado pela CONAMP (Associação Nacional dos Membros do Ministério Público), ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República) e entidades parceiras.
Pela manhã foi realizado o 1º Simpósio Contra a Impunidade. A palestra de abertura foi realizada pelo ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ayres Britto, que afirmou estar preocupado com a tramitação e votação da PEC, que garante exclusividade da investigação criminal pelas polícias federal e civil, limitando o poder de investigação do MP. “Curiosamente ela tem o mesmo numero do artigo 37 da Constituição Federal que mais defende a probidade administrativa e que introduziu um capitulo devotada à administração publica. É como se o acaso dissesse que a sociedade brasileira deveria tomar cuidado com a emenda 37, pois ela se contrapõe a valores constitucionais de primeira grandeza.” O Ministro disse ainda que “não tem como recusar ao Ministério Público o poder de investigação. É um atentado a ordem jurídica”.
De acordo com o deputado Alessando Molon (PT-RJ), em momento nenhum momento foi dito que problema essa PEC 37 procura resolver. “Ela nasce de uma maneira torta para valorizar uma categoria, mas a PEC levará a desvalorização dessa categoria quando a sociedade brasileira se posicionar. Se é para resolver os problemas de investigação no Brasil vamos ter uma discussão séria. Não querem resolver o problema, querem é ter menos órgãos investigando. Tudo que a gente não quer é exclusividade, queremos o trabalho conjunto.”
Também estiveram presentes se pronunciando contra a PEC 37 a presidente da CONAMP, Norma Angélica; o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP); subprocuradora da República, Deborah Duprat; o procurador de Justiça no Rio Grande do Sul, Lenio Streck; o presidente da AMB (Associação dos Magistrados do Brasil), Nelson Calandra, dentre outros.
No período da tarde foi entregue a Carta de Brasília Contra a PEC 37, ao presidente da Câmara dos Deputados, deputado Henrique Alves (PMDB-RN).
Confira aqui na íntegra a Carta de Brasília.
Os deputados Alessandro Molon, Ronaldo Caiado (DEM-GO), Vieira da Cunha (PDT-RS), Ivan Valente (PSOL-SP), Chico Alencar (PSOL-RJ), Domingos Dutra (PT-MA), Guilherme Campos (PSD-SP), Antônio Imbassahy (PSD-BA) e Lelo Coimbra (PMDB-ES) e os senadores Pedro Taques (PDT-MT) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e a senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS) foram alguns dos parlamentares que apoiaram o ato a favor do poder investigatório do MP. Neste momento também foram entregues as 700 mil assinaturas colhidas em todo o Brasil contra a PEC.
A ABRACCI – Articulação Brasileira Contra a Corrupção e a Impunidade – esteve presente apoiando o ato e segue mobilizando a sociedade para a temática. Para a ABRACCI a PEC 37 significa um retrocesso para o regime democrático brasileiro e para a luta contra a corrupção e a impunidade. A Articulação iniciou uma intensa mobilização direta com a sociedade e os parlamentares. No mesmo dia do Ato Nacional a ABRACCI entregou uma carta a todas as lideranças partidárias da Câmara Federal e do Senado solicitando o posicionamento oficial do partido sobre a PEC e comunicando que irá divulgar e criar um mapa dos parlamentares conta e a favor para divulgar a sociedade.
Fonte
http://www.amarribo.org.br/pt_BR/midia/ver_noticia/203
A cidade de João Câmara, a 75 km da capital potiguar, situada na região de Mato Grande, comemora neste domingo, 28 de abril de 2013, seu 1º Passeio Ciclístico Agostinho Sebastião (em memória), que sairá às 9h, da Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens, com destino a comunidade de Morada Nova, com um percurso de aproximadamente 12 km.
Haverá várias atividades no final do evento, na comunidade Morada Nova. Uma delas é o plantio de 10 árvores de oitizeiros, da família chrysobalanaceae, espécie da floresta da Mata Atlântica, dentro do projeto árvores da paz da Ong Baobá.
O passeio ciclístico é em homenagem ao ex-vereador Agostinho Sebastião, pessoa muito querida e detentora de relevantes serviços prestados a comunidade, era construtor civil e ocupou cargo como Secretário de Obras do Município. Em maio deste ano, completa um ano do seu falecimento.
Programação
1º Passeio Ciclístico Agostinho Sebastião (em memória)
Local: cidade de João Câmara/RN
Largada: Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens
Data: 28.04.2013 (domingo)
Horário: 9h00
Destino: comunidade de Morada Nova
Distância aproximada: 12 km
Plantio de árvores: 10h30
Apoio cultural
FM 87 FM 89 e FM 98
Ong Baobá
Ong Horto Pitimbu
Centro Educacional Prof. Júnior
Realização:
Associação Atlética Baixaverdense Ponte Preta
Contato:
Junior Souza
(84)8835.6536
(84)32622128
Gaylord Nelson foi o principal fundador do Dia da Terra, senador e governador americano que no ano de 1970, organizou o primeiro protesto nacional contra a poluição. A pressão social obteve êxito e os Estados Unidos criaram leis destinadas à proteção ambiental com a Agência de Proteção Ambiental.
Para celebrar a data em Natal/RN
A Ong Baobá estará expondo, nesta segunda-feira, 22 de abril, Dia da Terra, uma exposição fotográfica com o tema ”Uma Estrela da Minha Terra” imagens sobre a Mata Estrela, localizada no município de Baia Formosa/RN. Na EE José Fernandes Machado em Ponta Negra, no horário das 9h30 às 9h50 e das 15h30 às 15h50 na Sala de Artes da escola.
Tem por finalidade
Despertar na comunidade estudantil o interesse da fotografia como um instrumento de educação, criar uma consciência de preservação da biodiversidade e da cultural regional do povo do município de Baia Formosa que possui a maior reserva de Mata Atlântica sobre dunas do Brasil em seus 2.040 hectares.
Imagens
São vinte fotografias coloridas, tamanho 20X30, do acervo da Ong Baobá, cujas imagens foram apresentadas na exposição “Verde Imagem” na Capitania das Artes no ano de 2001, que atraiu mais de 3.000 pessoas num período de três semana. O cenário contou com mais de 150 fotografias de quatro ambientes: Parque das Dunas, Mata Estrela, Forno do Lixo e APA de Maracajaú.
Serviço
Exposição fotográfica “Uma Estrela da Minha Terra”
Celebração do Dia da Terra
Aonde: EE José Fernandes Machado, em Ponta Negra
Acontece: Sala de Multimídia da escola
Quando: 22 de abril de 2013 (segunda-feira)
Horário: 9h30 às 9h50/15h30 às 15h50
Contato:
Haroldo Mota
(84)9927.6555
Lilian Santos
(84)8812.5082
3º Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear (Uranium Film Festival), 16 a 26 de maio, na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM).
Você terá a oportunidade única de conhecer filmes de todos os gêneros sobre a temática nuclear e radioatividade. São 51 filmes de 20 países, incluindo 9 estréias mundiais, entre documentário, ficção, animação e arte-experimental.
Contato:
Marcia
info@uraniumfilmfestival.org
www.uraniumfilmfestival.org
Neun deutsche Atom-Filme in Rio de Janeiro beim naechsten Uranium Film Festival im Museum fuer Moderne Kunst (MAM), Cinemateca:
Bombensicher, Abita. Die Kinder von Fukushima, Der Bauch von Tokyo, Enola, Fairlights, Friedlich in die Katastrophe, Halbwertszeit, Herr Hoppe und der Atommüll, Unter Kontrolle.
http://www.uraniumfilmfestival.org/index.php/de/programm/filme-2013
Caros amigos,
Temos a satisfação de convidá-los para participar do espaço de diálogo sobre Atividade de carcinicultura desenvolvida no RN e importância da conservação das Florestas dos manguezais.
Conforme segue programação descrita abaixo:
“Importância da conservação das Florestas dos manguezais”
Mediador: Promotor de Justiça (Meio ambiente) – Márcio Diógenes
Quando: 25 de abril, quinta-feira, às 16h00
Onde: Campus Natal Central do IFRN - Miniauditório da Diretoria de Recursos Naturais – DIAREN
Realização:
IFRN/Campus Natal Central
Projeto Campus Verde
Coletivo Ambientalista Prof. Nivaldo Calisto
Apoio:
IBAMA
Ong Baobá
SOS Mangue
Contato:
IFRN_CNAT: Erineide Costa
erineide.silva@ifrn.edu.br
9928-4964/3653-9850
MateusPereira (84)9648.0184
Haroldo Mota (84)9927.6555
Somos gratos por sua presença!
Gostaríamos de convidá-lo para exposição de pinturas de Flávio Freitas e Daniel Minter, resultado de Projeto de Intercâmbio de Artistas do Maine e Rio Grande do Norte. Os trabalhos exibidos mostram a visão e percepção que cada um teve da cultura, ambiente natural e humano, ao visitar o estado-irmão. Este projeto é promovido pelo Programa Companheiros das Américas, que une Maine e Rio Grande do Norte como estados-irmãos há quase cinquenta anos.
Programação
Exposição de Flávio Freitas - Daniel Minter / MAINE-RN
Data: 18/04 (Quinta-feira)
Local: Solar Bela Vista, Natal/RN
Horário: a partir das 19 hs.
Gostaríamos de contar com a sua presença, dos seus amigos e familiares.
Foi um verdadeiro sucesso o 1º Passeio Ciclistico do Dia Mundial da Saúde, ocorrido no último domingo, dia 07, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da Ong Baobá, ACIRN e Bicicletada Natal.
A Praça Cívica, no bairro de Petrópolis, foi o ponto de encontro do evento, onde ocorreu a inscrição e entrega das camisas. Como na praça existe muitas árvores, todos nós estávamos protegidos pelas sombras das suas copas.
Marcaram presença
Alguns ciclistas com seus filhos, sendo transportando na cadeira bike, essa convivência dos pais com seus filhos, é muito legal, soma um ciclista socialmente engajado no futuro pelo transporte limpo.
Dentro da proposta pela comemoração do Dia Mundial da Saúde, na campanha “Viver com saúde é uma grande vitória” foi realizado uma apresentação da dança “Planeta Azul, Planeta Terra” por Eugenia Filgueira. A Ong Baobá estava coletando, com Mariana, assinaturas para a campanha em favor dos manguezais do RN, haviam duas faixas chamando a atenção dos ciclistas para a saúde do equilíbrio atmosférico “Nossa Floresta não se vende, se defende!”, as assinaturas foram feitas na página da www.avaaz.org online.
Um carro de som
Estava a nossa disposição e animou a galera toda com sua música. Ocorreram várias entrevistas com os presentes, quem estava comandando era Haroldo, que não parava de falar da importância da bicicleta para a saúde e também da necessidade urgente da construção de vias expressas para as magrelas.
A Secretaria Municipal de Saúde estava sendo representada por Dagoberto e Fabiola. A ACIRN, representada por Clebson, o novo presidente da associação, falou que estava de carro, pelo motivo que iria levar a bike anjo, para um evento em homenagem ao ciclista em São José de Mipibu.
Eram muitos grupos de ciclistas da cidade reunidos, prestigiando a festa. Márcio, do grupo ciclistas de Natal, estava acompanhado com muitos ciclistas do grupo.
Por não citar o nome de todos que a lista é muito grande, prestigiamos o nome de Lanchinho, uma figura que todos gostam bastante.
As fotografias
As potentes máquinas fotográficas, eram comandadas por Assis e Davison da Aptho que estavam registrando tudo.
A Largada, aconteceu pela Av. Potengi, onde todos ficaram alinhados para a liberação com o apoio da Semob.
O Domingo, 07 de abril, estava maravilhoso num sol e céu azul brilhante. Saimos todos em direção a Av. Hermes da Fonseca, as majestosas carnaubeiras iam ficando para traz. Era bonito ver o colorido dos ciclistas e suas bicicletas invadindo as ruas da cidade.
Quem estava no carro de som era Paula, da SESAP, e mantinha um diálogo com todos durante o percurso.
Cruzamos a Hermes
Com a Alexandria de Alencar e fomos em direção ao ponto final o Parque das Dunas. Passamos por uma infinidade de ônibus estacionados antes do parque. Foi vistoso observar o grupo tradicional de festa de reis das Rocas, todo vestidos com suas roupas brilhantes. Salve! Salve!
Chegamos finalmente ao parque, onde recebemos o nosso kit de lanche e água mineral.
Quem foi prestigiar também a nossa chegada foi Hugo e Tereza. Em seguida, foi realizado o sorteio das dez premiações do passeio do Barco Ecológico Cunhaú.
Os ganhadores são: Michael Barbosa, Severino Antônio, Jean Claude, Luiz Bezerra, Wanara lima, André Luiz, Caio Pinto, Lariça Gomes, Heitor Andrade e Augusto Lima.
Todos os ganhadores terão direito ao passeio de barco como também poderão levar um acompanhante.
Agradecemos a presença de todos, pelo exemplo de carinho e ficamos aguardando a próxima edição em 2014, ano da copa do Mundo!
Entidades ambientalistas convidam a população para participar, da manifestação do “Ato cultural em defesa dos manguezais do RN”, que acontece nesta terça-feira, dia 09/04/13, no horário das 8h30 às 9h00, em frente ao edifício do Idema, localizado na Av. Nascimento de Castro (próximo Av. Rui Barbosa), nª 2127, bairro de Lagoa Nova/Natal-RN.
Atividade agrossilvipastoril
O objetivo desta iniciativa é sensibilizar a sociedade dos motivos pelos quais as entidades ambientalistas são contra a proposta de votação no Conselho Estadual do Meio Ambiente – Conema, que propõe classificar a carcinicultura como atividade agrossilvipastoril, o que vai permitir a permanência dos tanques de camarão em nosso ecossistema manguezal.
Nossa floresta, não se vende, se defende!
Você ainda pode votar na campanha em defender das florestas dos manguezais do Estado do Rio Grande do Norte, numa petição online solicite ao Conselho Estadual do Meio Ambiente – Conema/RN a preservação deste importante ecossistema.
Agradecemos ao mesmo tempo as pessoas que firmaram seus compromissos pelo equilíbrio da segurança de vida.
Clique aqui para ler mais a respeito, assine e compartilhe:
Programação
“Ato de manifestação cultural em defesa dos manguezais do RN”
Data: 09.04.2013 (terça-feira)
Horário: 8h30 às 9h00
Local: Idema (Av. Nascimento de Castro, 2127, Lagoa Nova, Natal/RN)
Realização
Ong Baobá
SOS Mangues
SPTV
Aspoan
Unipaz
Coletivo Ambientalista Prof. Nivaldo
Bandeira Lilás
Centro Acadêmico Ecológico/UFRN
Informação:
Haroldo Mota(84)9927.6555
Rogério Câmara(84)8706.0573
1º Passeio Ciclístico Dia Mundial da Saúde
Data: 07.04.2013 (domingo)
Local: Praça Cívica/Natal/RN (antiga Praça Pedro Velho)
Inscrição: gratuita
Hora/concentração: 7h30 às 8h00 (inscrição e camisas)
Hora/largada: 8h10
Roteiro: Av. Potengi, Av. Hermes da Fonseca e Av. Alexandrino de Alencar
Local de chagada: Parque das Dunas (Bosque dos Namorados)
No final: sorteio de dez passeios no barco Ecológico Cunhaú
Realização:
Secretaria Municipal de Saúde/Natal RN
Apoio:
Ong Baobá
ACRIN
Bicicletada Natal
APHOTO
Barco Ecológico de Cunhaú
Informações:
Haroldo Mota (84)9927.6555
Clebson Melo (84)9681.1111
Dagoberto Galvão (84)9956.2730
As entidades ambientalistas, Ong Baobá e SOS Mangues apresentam o novo impresso publicitário da campanha “Nossa Floresta, não se vende, se defende”! Que estão realizando, para sensibilizar a sociedade do RN, em defesa da sustentabilidade do sistema de suporte a biodiversidade do planeta.
Você pode ler mais a respeito, assinar e compartilhar no endereço:
Mônico, dia 03 de abril de 2013
O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, reunido nesta quarta-feira declarou "Devemos agir agora, se quisermos que em 2050 o planeta continue a ser habitável para os seus nove bilhões de pessoas", argumentou também “que o mundo deve adotar até 2015 um novo acordo climático para a redução das emissões dos gases de efeito estufa ou será tarde demais para salvar o meio ambiente".