Aconteceu na tarde desta segunda-feira, dia 7/12, na Câmara Municipal de Natal a elegante realização da sessão solene da entrega do “1º Prêmio ONG Baobá de Sustentabilidade”, evento com o auditório totalmente lotado, pelos familiares dos contemplados, estudantes, amigos da Baobá e diversas pessoas da sociedade.
A iniciativa partiu do presidente da ONG Baobá, Haroldo Ferreira da Mota, que teve a proposição do vereador Aroldo Alves.
O ativista ambiental Haroldo Mota, frisou que a escolha das pessoas contempladas se deu através de vários analises e critérios de destaque nas mais diversas áreas de atuação ambiental no estado.
Essa é uma forma encorajadora, de grande virtude para mudanças de um novo olhar. É urgente uma mobilização da sociedade, são cenários catastróficos, temos que ter liderança governamental de esforços contra as mudanças climáticas. As pessoas homenageadas hoje aqui são o exemplo de que é possível agirmos o mais rápido possível. Frisou que a Câmara Municipal, pode começar dando o exemplo trocando as telhas da cobertura do imóvel por placas fotovoltaicas.
Disse ainda, que a realização da solenidade, acontecendo no dia 7 de dezembro, era pela lembrança da celebração da promulgação da Lei Federal de nº 6.607, do ano de 1978, que declarou o pau-brasil como árvore símbolo do país. Cada personalidade homenageada ganha também uma muda de pau-brasil, cedida pelo Parque das Dunas.
A Dra. Marise Costa, fez o discurso de agradecimento em nome de todos os homenageados, falando da importância da premiação e enaltecendo o valoroso trabalho desenvolvido pela ONG Baobá ao longo destes 12 anos de atividade, parabenizando a incansável pessoa do presidente da instituição o Sr. Haroldo Mota. “É o amor que define esse grande momento, é o amor pela vida e pela existência humana” finaliza.
A cobertura fotográfica foi realizada pelo homenageado e grande mestre da fotografia Canindé Soares.
O evento foi encerado pela declamação do artista Eduardo Jorge, com o poema “A Casa que a fome mora” do cordelista imortal de Mossoró, Sr. Antônio Francisco.
As personalidades homenageadas se destacam nas seguintes áreas:
Administração pública federal:
Alvamar Costa Queiroz – excelente reestruturação do Ibama/RN, como superintendente do órgão.
Luiz Eduardo Carvalho Bonilha – forte contribuição na implantação da gestão inovadora do IBAMA/RN, como Coordenador de Gabinete.
José Arnóbio de Araújo Filho – excelente gestão como Diretor do IFRN/RN - Campus Natal.
Administração de parques:
Mary Sorage Praxedes da Silva Medeiros – trabalho apaixonado na “Parque das Dunas de Natal”.
David Rosset Mauricio – preservação da Mata Atlântica na reserva do “Santuário Ecológico da Pipa”.
Movimentos sociais:
Nivaldo Calixto Torres – por sua trajetória de vida.
Rogério Câmara de Araújo – pelo seu trabalho voluntário na ONG SOS Mangue.
Roberto Rosa da Silva – pelo empreendedorismo social em Santa Cruz/RN.
Yuno Silva – pela preservação da área paisagística de Ponta Negra no movimento SOS Ponta Negra.
Márcio Soares Leite - por melhores condições da mobilidade ciclística na atuação do “Grupo de Ciclistas de Natal”.
Universidade e faculdade:
Marise Costa de Souza Duarte - pela mobilização de estudantes nos temas afins.
Autarquia federal e estadual:
Clarisier Azevedo Cavalcante de Morais – por seu empenho na Procuradoria Federal da Republica no RN.
Marjorie Madruga Alves Pinheiro – luta feraz na preservação dos manguezais do nosso estado.
Márcio Luiz Diógenes – pela sua eficácia no Ministério Publico Estadual.
Fotojornalismo e programa televisivo:
Francisco Canindé Soares de Lima – imagens fotográficas enaltecedoras de diversos ecossistemas no RN.
Francisco das Chagas Sales Júnior – excelente matéria exibida na InterTV Cabugi, sobre poluição no rio Jundiaí em Macaíba/RN.
Lidia Eulalia de Siqueira Pace – excelente matéria exibida na InterTV Cabugi, sobre poluição no rio Jundiaí em Macaíba/RN.
Ranniery Fonseca de Sousa – excelente matéria exibida na InterTV Cabugi, sobre poluição no rio Jundiaí em Macaíba/RN.
Ítalo soares Sales - excelente matéria exibida na InterTV Cabugi, sobre poluição no rio Jundiaí em Macaíba/RN.
Odílio Galvão de Brito – excelente matéria exibida na InterTV Cabugi, sobre poluição no rio Jundiaí em Macaíba/RN.
Fonte pesquisa fotográfica
http://canindesoares.com/camara-realiza-1o-premio-ong-baoba-de-sustentabilidade
A ONG BAOBÁ tem a honra de convidá-lo para participar da premiação do “1º Prêmio ONG Baobá de Sustentabilidade”, é uma iniciativa da instituição, que será realizada numa Sessão Solene na Câmara Municipal de Natal, dia 07 de dezembro de 2015, segunda-feira, às 14h, no Plenário Érico Hackradt.
Tem como objetivo homenagear 20 pessoas que contribuíram, durante este ano, fazendo boas práticas ambientais na capital e em nosso Estado. A propositura desta solenidade foi encaminhada pelo vereador Aroldo Alves. O endereço da Câmara Municipal é localizada na R. Jundiaí, 546, Tirol, Natal/RN.
Os contemplados foram eleitos nas mais diversas áreas: administração de parques; atuação em órgãos federal e estadual; empreendedorismo social e cobertura televisiva e fotojornalistica.
Mary Sorage Praxedes da Silva Medeiros - pelo seu trabalho apaixonado na administração e preservação do Parque das Dunas.
Alvamar Costa de Queiroz – renovação e reestruturação do IBAMA/RN, no que diz respeito ao seu dever de atuação.
Luiz Eduardo Carvalho Bonilha – por sua contribuição na implantação da gestão inovadora do IBAMA/RN.
David Rosset Mauricio – pelo seu empreendedorismo da preservação da Mata Atlântica com a reserva do “Santuário Ecológico da Pipa” no município de Tibau do Sul.
Rogério Câmara de Araújo – pelo seu trabalho voluntário de arborização de escolas, canteiros de nossa cidade, palestra e reciclagem de óleo comestível na fabricação de sabão.
Marjorie Madruga Alves Pinheiro – pela sua luta feraz na recuperação e preservação dos manguezais do nosso estado.
Marise Costa de Souza Duarte - pela sua luta de divulgação de temas afins com a promoção de eventos na mobilização de estudantes de faculdades e universidades de Natal e do Estado.
Clarisier Azevedo Cavalcante de Morais – por ter assumido recentemente e hoje ser a Procuradora Federal da Republica na área ambiental em nosso Estado.
Nivaldo Calixto Torres – pela sua história de vida.
Márcio Luiz Diógenes – pela sua eficácia na conduta do trabalho no Ministério Publico Estadual.
José Arnóbio de Araújo Filho – pela excelente gestão no Instituto Federal do Campus Natal – Central, com enfoque no desenvolvimento da sustentabilidade administrativa.
Yuno Silva – pela luta de preservação da área paisagística de Ponta Negra.
Márcio Soares Leite - pelo engajamento no ciclismo e por construção de ciclovias em nossa cidade.
Roberto Rosa da Silva – pelo empreendedorismo social desenvolvido na cidade de Santa Cruz/RN.
Francisco Canindé Soares de Lima – pela divulgação jornalística e imagens fotográficas por demais enaltecedor para o nosso meio ambiente.
Francisco das Chagas Sales Júnior – pela excelente matéria jornalística televisiva na InterTV Cabugi, como repórter, sobre a área do estuário do rio Jundiaí em Macaíba/RN.
Lidia Eulalia de Siqueira Pace - pela excelente matéria jornalística televisiva na InterTV Cabugi, como editora de texto, sobre a área do estuário do rio Jundiaí em Macaíba/RN.
Odílio Galvão de Brito - pela excelente matéria jornalística televisiva, como editor de imagens na InterTV Cabugi, sobre a área do estuário do rio Jundiaí em Macaíba/RN.
Ítalo soares Sales - pela excelente matéria jornalística televisiva, como repórter cinematográfico na InterTV Cabugi, sobre a área do estuário do rio Jundiaí em Macaíba/RN.
Ranniery Fonseca de Sousa - pela excelente matéria jornalística televisiva na InterTV Cabugi, como produtor, sobre a área do estuário do rio Jundiaí em Macaíba/RN.
Serviço:
“1º Prêmio ONG Baobá de Sustentabilidade”
Data: 07 de dezembro de 2015 (segunda-feira)
Local: Câmara Municipal de Natal – R. Jundiaí, 546, Tirol, Natal/RN
Horário: 14h
Realização: ONG Baobá
Apoio: vereador Aroldo Alves
Informações:
Haroldo Mota (84)99927.6555 - 98845.4603